O Bosque Campinas ou Bosque dos Jequitibás, criado na década de 1880, é um parque localizado na região Central da cidade, sendo uma das maiores e mais antigas áreas de lazer de Campinas, com aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano.

Possui uma área total aproximadamente 10 ha, enquanto a área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica é de 2,33 ha, misturada a outros tipos de vegetação e edificações.

Bosque Campinas

Bosque dos Jequitibás Campinas

Criado na década de 1880, o Bosque dos Jequitibás está localizado na região Central de Campinas, sendo uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade. Até o final do século XX toda a região onde hoje está o Bosque era denominada “Campo das Caneleiras” e pertencia a Francisco Bueno de Miranda.

Em 1880, ele resolveu tornar o lugar um ponto de recreio da população. O arquiteto Ramos de Azevedo realizou um projeto que deu à área o conceito de jardim inglês, o que havia sido feito alguns anos antes no Jardim Público de Campinas (atual Centro de Convivência), acrescentando ao bosque um chalé, um restaurante, entre outras construções.

Em 1915, o Bosque foi adquirido pela Prefeitura de Campinas. Nas décadas seguintes, projetos paisagísticos e urbanísticos de Anhaia Melo e Prestes Maia vieram aprimorar o conceito do Bosque e inseri-lo no contexto de desenvolvimento vivido pela cidade de Campinas ao longo do século XX.

O Bosque dos Jequitibás foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1970; sendo que em 1993 o CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) tombou sua área envoltória, através da proibição da construção de edificações com mais de dois pavimentos, em um raio de 100 m.

E, em 1995 foi obtido o reconhecimento de seu minizoológico por parte do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em 2004, o Museu de História Natural de Campinas entrou em processo para tombamento específico.

Bosque Campinas Fotos

Confira algumas fotos do Bosque em Campinas:



Bosque Campinas Fotos

Bosque Campinas Fotos

Bosque Campinas Teatro

Dentro do Bosque de Campinas está localizado o Teatro Infantil Carlito Maia, na rua Coronel Quirino, nº 02.

Bosque Campinas CEP

  • CEP: 13025-004

Horário de Funcionamento Bosque Campinas

  • Terça a Domingo: das 07:00 às 18h

Endereço e Telefone Bosque Campinas

  • Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque, Campinas – SP,
  • Telefone: (19) 3231-8795

Mapa de localização

Bosque Campinas
Rate this post