Sirius Campinas é um acelerador de partículas do tipo síncrotron localizado no município de Campinas, no interior de São Paulo, Brasil. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que já administra o primeiro acelerador de partículas do Brasil, o UVX, coordena também o projeto do Sirius.
O novo acelerador de partículas terá 518 metros de diâmetro e emitância de 0,27 nanômetros-radianos.
Começou sua construção em 2014 e foi inaugurado em 14 de novembro de 2018 pelo então presidente Michel Temer , O Sirius é o segundo acelerador de partículas brasileiro.
O primeiro acelerador de partículas no Brasil, o UVX, também está localizado em Campinas, e que começou em 1985, por iniciativa dos físicos Ricardo Lago e Ricardo Rodrigues.
Foi inaugurado em 1997 com pompa e a presença do então Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. Era o início do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), uma instalação com tecnologia avançada e inédita no Brasil aberta para ser usada por pesquisadores de qualquer universidade ou empresa do país e do mundo.
Era um equipamento único em toda a América Latina e raro no mundo inteiro. No entanto, no começo dos anos 2000, a tecnologia avançara e o UVX ficara obsoleto em comparação a outros síncrotrons espalhados pelo mundo.
Em 2008, José Antônio Brum, diretor do LNLS entre 2001 e 2008, pediu à equipe do laboratório que desenhasse um pré-projeto do novo acelerador. A proposta foi entregue ao então Ministro da Ciência, o físico Sérgio Rezende, durante uma visita ao laboratório.
Sirius Campinas Inauguração
A primeira fonte de luz síncrotron brasileira e do hemisfério sul começa a ser projetada em 1987 e é inaugurada 10 anos depois, em 1997.
Sirius Campinas Acelerador
Para produzir luz síncrotron é necessário o uso de aceleradores de partículas, capazes de produzir e controlar o movimento de partículas carregadas de alta energia em velocidades próximas à velocidade da luz. Uma fonte de luz síncrotron é composta por dois conjuntos principais de aceleradores de partículas: um Sistema Injetor e um Anel de Armazenamento.
Sirius Campinas Visita
O Programa Institucional de Visitas do CNPEM tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e promover a divulgação científica e tecnológica. O programa é dirigido a estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior (graduação e pós-graduação).
O roteiro de visitas pode contemplar um ou mais laboratório(s) em nosso campus em Campinas (SP). São eles: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Na visita são apresentadas as instalações dos Laboratórios e processos de investigação científica.
Horário de Funcionamento Sirius Campinas
- Segunda a sexta das 8h ás 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone Sirius Campinas
- Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II – Campinas – SP
- Telefone: (19) 3517-5061
Outras informações e site
- Mais informações: www.lnls.cnpem.br