O Mercado Municipal de Campinas é um mercado localizado no Centro de Campinas, no interior do estado de São Paulo, no Brasil.

Foi inaugurado em 12 de abril de 1908. O edifício foi construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense.

Mercado Municipal de Campinas

Comprado pela prefeitura, foi reformado e transformado em Mercado Municipal. Obra do arquiteto Ramos de Azevedo, o mercado foi projetado em um pitoresco estilo neomourisco.

Sua área total é de 7 720 metros quadrados, sendo 3 110 metros quadrados de área construída, mais estacionamento e 153 boxes para venda dos mais diversos produtos. Foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 24 de novembro de 1982.

Hoje, este centro de compras é uma das áreas mais visitadas de Campinas, situada no centro da cidade e rodeada de estabelecimentos comerciais diversos, entre as ruas Benjamin Constant e Senador Saraiva, além da proximidade da Avenida Francisco Glicério.

Em seus boxes e barracas encontra-se todo tipo de mercadoria utilizada por chefs de cozinha, como temperos, azeites, queijos, frutas, legumes, verduras, carnes, peixes e pimentas.

Ao longo dos quase 110 anos de existência, o Mercadão de Campinas tem mantido a qualidade e a variedade de seus produtos, acompanhando a tendência gastronômica brasileira.

Mercado Municipal de Campinas Peixaria

Conheça algumas peixarias do Mercado Municipal de Campinas.

  • Peixaria do Bigode
    Boxes – 136/137
    Telefone: 3236-1312
  • Peixaria Combat
    Boxes – 131/132/133/134/135
    Telefone: 3231-5276
  • Peixaria Camp-Norte
    Boxes – 138/139/140
    Telefone: 3234-5016

Mercado Municipal de Campinas Lojas

No Mercado Municipal de Campinas você encontra lojas de:

  • Hortfrut
  • Açogue
  • Pastelaria
  • Peixaria
  • Lanchonete / Bar
  • Ervas e tempero
  • Floricultura
  • Doceria
  • Feijoadas / bacalhau
  • Tabacaria
  • Chapeu
  • Armazem

Mercado Municipal de Campinas História

Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal, também conhecido como mercadão, é um dos símbolos da cidade, foi eleito pela população como uma das 7 maravilhas da cidade de Campinas – SP.

Em seus 143 boxes é possível encontrar uma diversidade de produtos como: verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes, ervas e miudesas em geral. Essa variedade contribuiu para atrai e conquistar clientes que buscam por cereais e temperos a granel outros produtos poucos comuns em outros estabelecimentos.

Com dedicação diária os comerciantes oferecem aos seus clientes um atendimento diferenciado. Essa relação de proximidades com seus fregueses torna o local um agradável lugar para se conhecer, passear, saborear e fazer suas compras no centro da cidade. Foi tombado pelo Condepacc como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 24 de novembro de 1982.

O Mercado Municipal de Campinas foi projetado pelo arquiteto campineiro Ramos de Azevedo. O edifício segue estilo neomouristico, Construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, um um entreposto para o açúcar que era levado ao Porto de Santos.



Sua área total é de 7.720 m², sendo 3.110 m² de área construída, mais estacionamento e 143 boxes para venda dos mais diversos produtos.

Na lateral do Mercado Municipal de Campinas, onde estão instaladas atualmente as peixarias, funcionava a plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho, onde o trem parava para embarcar as sacas.

No local também circulava charretes e os bondes que traziam homens e mulheres vestidos de forma elegantes se tornando um um ponto de “footing” da cidade.

Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). No ano de 1996 suas características originais foram recuperadas por uma nova reforma.

Em 2005 sofreu nova reforma no telhado e boxes, seu telhado sua fachada pintada em 2005 e as platibandas padronizadas tornando um cartão postal e uma das 7 maravilhas de Campinas.

Horário de Funcionamento Mercado Municipal de Campinas

  • Segunda a sábado das 7h ás 18h30 / Domingos das 7h ás 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone Mercado Municipal de Campinas

  • Av. Benjamin Constant – Centro – Campinas – SP
  • Telefone: (19) 3232-3679

Mercado Municipal de Campinas Fotos

Mercado Municipal de Campinas Fotos

Outras informações e site

Mapa de localização

Mercado Municipal de Campinas
5 (100%) 2 votos