A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp Campinas pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS.

Unicamp Campinas

Todos os anos, cerca de 800 doutores são formados, uma marca capaz de despertar admiração até mesmo em líderes de algumas universidades americanas e europeias.

E em cinco décadas, a Unicamp formou mais de 65 mil jovens profissionais em seus cursos de graduação. Além disso, milhares de profissionais formados na universidade atuam em empresas, governo e organizações sociais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Como pólo científico e cultural, a Universidade reuniu grandes nomes no meio acadêmico.

Entre eles, Cesar Lattes, André Tosello, Gleb Wataghin, Vital Brasil, Giuseppe Cilento, Octávio Ianni, Almeida Prado e Bernardo Caro, entre muitos outros.

Hospital Unicamp Campinas

A história do HC está intimamente ligada à Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, autorizada a funcionar em 1963 e a 5ª faculdade pública do Estado. Provisoriamente, permaneceu instalada nas dependências da Maternidade de Campinas até 1966, quando o primeiro diretor da FCM, o oftalmologista Antônio Augusto de Almeida, acertou a transferência das especialidades médicas para o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

O HC da Unicamp realiza em média 32 mil consultas mensais em 44 especialidades, além dos atendimentos de urgência e emergência. O hospital oferece consultas ambulatoriais, internação, em caráter de urgência ou emergência e exames simples e especializados de alto custo como cateterismo, raio X contrastado, raio x digital, endoscopia, ultrassonografia e tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET-CT, tratamento de câncer com acelerador linear etc.

O acesso da população ao serviço é coordenado pelos municípios que integram a área de cobertura do HC, ou seja, quem agenda tudo para utilização dos serviços do HC são os médicos das cidades. Neste caso procure seu posto de saúde mais próximo. Por ser um hospital de alta complexidade, o acesso aos serviços estabelece uma série de regras para que o paciente seja atendido no hospital.

Informações sobre agendamento de consultas através do telefone (0xx19) 3521-7530 no horário das 7 horas às 17h15, de 2ª a 6ª feira.



Cursos Unicamp Campinas

A Unicamp oferece 70 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, ministrados em período integral, matutino, vespertino e noturno. Mais informações sobre os cursos podem ser consultadas na Diretoria Acadêmica da Unicamp – DAC.

Unicamp Campinas Medicina

Instalado em 1963, o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP é o mais antigo da Universidade.

Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, Hospital Estadual de Sumaré e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

O curso atrai milhares de jovens de todo o país que sonham em conquistar uma das 120 vagas oferecidas na Unicamp. Destas 120 vagas, 110 são preenchidas pelo Vestibular da Unicamp e 10, pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Para saber um pouco mais sobre o ProFIS, clique aquiPara maiores informações sobre o Vestibular Unicamp, clique aqui.

Unicamp Campinas Pós Graduação

A Unicamp Campinas também oferece cursos de pós graduação. Para acessar os cursos acesso o site da UNICAMP Campinas mais abaixo.

Horário de Funcionamento Unicamp em Campinas

  • Faculdade de Medicina: Das 8h30 às 17h30

Endereço e Telefone Unicamp em Campinas

  • Cidade Universitária Zeferino Vaz: Barão Geraldo, Campinas – SP – Telefone: (19) 3521-7000
  • Faculdade de Medicina:  R. Tessália Vieira de Camargo, 126 – Telefone: (19) 3521-8933

Outras informações e site

  • Mais informações: www.unicamp.br
  • E-mail: midiasocial@reitoria.unicamp.br

Mapa de localização – Cidade Universitária UNICAMP

Unicamp Campinas
Rate this post