O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, mais conhecido como Parque Ecológico de Campinas, é um parque localizado na região Leste da cidade, com área de 110 ha e um projeto paisagístico de Burle Marx.

Parque Ecológico de Campinas

Parque Ecológico de Campinas História

O Parque Ecológico foi construído onde foi fundada, em 1806, a Sesmaria e Engenho Fazenda Mato Dentro, pelo sesmeiro Joaquim Aranha Barreto de Camargo, que foi passada, em 1820, à propriedade de sua filha, Maria Luzia de Sousa Aranha, a Viscondessa de Campinas, e a seu genro e sobrinho, Francisco Egydio de Sousa Aranha, tendo o engenho, à época da fundação, 1515 alqueires de terras.

Incorporado em 1937 pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como estação experimental do Instituto Biológico. No dia 08 de junho de 1987 foi assinado pelo então governador Orestes Quércia o decreto 27071, autorizando o início das obras para criação do Parque Ecológico.

O parque permaneceu sob administração do governo do estado de São Paulo de 1991 até 1995, quando passou a ser administrado em uma gestão compartilhada entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Campinas. Esse gestão durou até o ano de 2001, quando o parque sofreu uma grande reforma no valor de R$ 4,9 milhões. Porém em 2013 o parque é transferido de forma definitiva ao município pelo período de 99 anos.

Possui uma variada infraestrutura com um complexo de construções tombadas do século XIX, dentre elas uma casa grande e uma tulha; sete quadras poliesportivas, campos de futebol society, quadras de bocha e malha, playground, dois estacionamentos com capacidade para 1000 automóveis e áreas para piquenique, além do Museu Histórico Ambiental, que desenvolve programas de educação ambiental.

Parque Ecológico de Campinas Fotos

Confira algumas fotos do Parque Ecológico de Campinas:

Parque Ecológico de Campinas Fotos



Parque Ecológico de Campinas Fotos

Parque Ecológico de Campinas Cachorros

Antes barrados nas áreas verdes de Campinas, os cães passaram a poder, desde 2016, passear nos parques públicos da cidade com seus donos, depois da regulamentação da lei que autoriza a presença dos animais nos espaços.

Parque Ecológico de Campinas Food Truck

É comum o Parque Ecológico de Campinas receber food trucks em eventos como já recebeu o Encontro Nacional de Motociclistas e Campinas Food Truck.

Horário de Funcionamento Parque Ecológico de Campinas

  • Segunda a Domingo: das 06:00 às 18h

Endereço e Telefone Parque Ecológico de Campinas

  • Rua Raul Teixeira Penteado, 2 – Vila Brandina, Campinas – SP
  • Telefone: (19) 3252-9988

Mapa de localização

Parque Ecológico de Campinas
Rate this post