O Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, mas conhecido como Teatro Castro Mendes Campinas, é atualmente o maior e principal teatro público da cidade. Localizado na Vila Industrial.

Possui capacidade para 760 espectadores, palco em estilo italiano, sua boca de cena tem 15 m de cumprimento e 5,95 m de altura, as aberturas das cortinas permitem um vão livre de 14 m, a profundidade do palco é de 14,90 m e a altura do urdimento é de 16 m. É sede da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Teatro Castro Mendes Campinas

Foi inaugurado em 1974, em comemoração do centenário da 1ª apresentação da Ópera “O Guarany”, do Maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, na cidade de Milão, em 19 de março de 1890, no Teatro Alla Scalla.

Nesta apresentação inaugural da Ópera o Guarani, estreava como Peri o tenor Campineiro Cesar Antonio d’ Ottaviano. Isso se deu após 5 anos da demolição do Teatro Municipal da cidade, numa tentativa de suprir a lacuna deixada por este.

O local foi adaptado a partir do prédio do antigo cinema da Vila Industrial, o Cine Casablanca, não possuindo traços arquitetônicos marcantes, nem a boa acústica comum aos grandes teatros de ópera ou casas de concerto internacionais.

Este cinema só foi adquirido pela prefeitura por força de uma comitiva de artistas da cidade, da qual integrava o Tenor Cesar Antonio d’Ottaviano, Tarcisio Pieroni, Luiz Mazali Filho, Maria Tereza Quintino de Godoy e outros, que suplicaram ao então prefeito a compra do prédio para as homenagens do centenário acima.

Em meados de 2007, após encontrar-se no mais completo abandono, o teatro foi fechado para reformas, as quais só foram concluídas no final de 2012. O teatro foi reinaugurado no dia 05 de dezembro de 2012 e teve uma fachada planejada pelo arquiteto Otto Felix.

No ano de 2014 a prefeitura conseguiu desapropriar um terreno ao lado da Praça Correia de Lemos para criação de um bolsão de estacionamento. A solicitação partiu da Secretaria de Cultura, devido a um antigo problema de falta de um local apropriado para os visitantes estacionarem seus carros nas imediações do teatro.



Teatro Castro Mendes Campinas Programação

O teatro tem em sua programação peças teatrais, apresentações de orquestras sinfônicas, palestras, recitais etc.

Teatro Castro Mendes Campinas 2018

A Prefeitura de Campinas promove a Semana da Mulher 2018 com atividades gratuitas como palestras, painel de debates e exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento conta com a participação da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres da Agemcamp e do Grupo Mulheres do Brasil, composto por mulheres de vários segmentos que discutem e propõem ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Teatro Castro Mendes Campinas Ingressos

Você pode consultar a disponibilidade de ingressos, clicando aqui.

Horário de Funcionamento Teatro Castro Mendes Campinas

  • Terça a Domingo: das 16:00 às 21h
  • O horário de funcionamento varia de acordo com o espetáculo em cartaz

Endereço e Telefone Teatro Castro Mendes Campinas

  • Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP
  • Telefone: (19) 3272-9359

Mapa de localização

Teatro Castro Mendes Campinas
Rate this post