Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, com a missão de formar profissionais para a indústria nacional.

O SENAI Campinas “Roberto Mange” iniciou suas atividades em 16 de novembro de 1944, funcionando provisoriamente em algumas dependências do Externato São João da Congregação Salesiana.

Senai Campinas

Senai Campinas Cursos

  • Aprendizagem Industrial: Eletricista de Manutenção, Eletroeletrônica, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Usinagem.
  • Cursos Técnicos: Técnico de Mecatrônica, Técnico de Eletroeletrônica, Técnico de Fabricação Mecânica, Técnico de Mecânica.
  • Formação Inicial e Continuada – Área Tecnológica: Automação da Manufatura, Automação – Mecatrônica, Automotiva – Eletricidade, Educação – Tecnologia Educacional (Curso a Distância), Eletroeletrônica – Eletricidade, Eletroeletrônica – Eletrônica, Eletroeletrônica – Eletrotécnica, Gestão – Administração Industrial, Gestão – Qualidade, Logística – Produção, Logística – Suprimento, Metalmecânica – Mecânica, Metalmecânica – Metalurgia, Plásticos, Saúde e Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação – Informática.

Senai Roberto Mange Campinas

A Escola SENAI “Roberto Mange” iniciou suas atividades em 16 de novembro de 1944, funcionando provisoriamente em algumas dependências do Externato São João da Congregação Salesiana. Em janeiro de 1951, a Escola SENAI de Campinas passou a funcionar em prédio próprio situada na Avenida da Saudade,  125.

Após o falecimento do Dr. Roberto Mange, primeiro Diretor Regional do SENAI-SP, deu-se o seu nome à Escola SENAI de Campinas que passou a se chamar Escola SENAI “Roberto Mange”, num ato realizado no dia 19 de novembro de 1955.

Com o crescente desenvolvimento do parque industrial de Campinas, o SENAI opta pela construção de uma nova unidade para atender a demanda, então, construiu-se um prédio de 11.735,29 m².

O início das atividades dessa nova unidade deu-se em 16 de fevereiro de 1976, recebendo parte das oficinas de Aprendizagem e criação de outras novas ocupações e permaneceu como Escola SENAI “Roberto Mange” nas duas dependências, sendo a da Rua Pastor Canuto Cícero Lima, designada como Unidade I e a da Avenida da Saudade como Unidade II.

A inauguração oficial desse novo prédio deu-se em 19 de setembro de 1977, pelo Exmo. Sr. Ministro do Trabalho, Dr. Arnaldo da Costa Prieto.

Com a desativação da Aprendizagem das ocupações de Serralheria e Caldeiraria, os equipamentos foram transferidos para a unidade escolar de Paulínia e instalado o curso naquela unidade, a Escola SENAI “Roberto Mange” recebeu investimentos próximos a cinco milhões de reais para instalação de laboratórios de robótica para criação do Curso Técnico de Mecatrônica e Eletroeletrônica.



Os Cursos Técnicos foram implantados em 2002 e em 2003, ainda por conta desses investimentos, foi construído um auditório moderno com capacidade para 200 pessoas.

No primeiro semestre de 2005 foi implantado o Curso Técnico (Inédito) de Construção de Ferramentas, em substituição ao antigo Curso de Especialização Profissional de Ferramenteiro.

Senai Campinas Cursos Gratuitos

O Senai Campinas oferece cursos gratuitos para jovens com idade mínima de 14, na área de Aprendizagem industrial:

  • Eletricista de Manutenção
  • Mecânico de Manutenção
  • Mecânico de Usinagem

Para  jovens e adultos o Senai oferece cursos de:

  • Técnico em Mecatrônica
  • Técnico em Eletroeletrônica
  • Mecânica
  • Técnico em Fabricação Mecânica

 

Para se inscrever nos cursos de Aprendizagem Industrial é preciso:

  • Ter idade mínima de 14 e máxima abaixo de 24 anos.
  • Ensino fundamental completo.

Técnico em Mecatrônica e outros:

  • Conclusão do ensino médio
  • Idade a partir de 14 anos.

Senai Campinas Processo Seletivo

O processo seletivo consiste em uma prova escrita, onde os candidatos têm que resolver 60 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

A lista de classificados no processo seletivo quase sempre é divulgada no começo do ano, em dia escolhido pela escola.

Horário de Funcionamento SENAI em Campinas

  • Segunda a Sexta: 08 às 20 / Sábado: 08 às 12h

Endereço e Telefone SENAI Campinas

  • SENAI Roberto Mange: Rua Pastor Cicero Canuto de Lima, 71 – Tel: (19) 3772-1840
  • SENAI Zerbini: Av. da Saudade, 125 – Tel: (19) 3731-2840

Outras informações e site

Mapa de localização – Unidade Zerbini

Senai Campinas
Rate this post